segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Saiba sempre qual é o seu objetivo

Pode parecer brincadeira, mas um dos principais erros que um orador deve evitar, é a falta de objetivos claros em sua apresentação.

Por incrível que pareça, não são poucas as pessoas , que sobem ao palco para falar, sem ter definido claramente qual o objetivo pretendem alcançar com a sua comunicação.

Objetivos claros, precisos e bem definidos, conduzem com maior facilidade o seu raciocínio e conseqüentemente, o raciocínio da platéia também.

Quando você sabe claramente onde quer chegar, fica mais fácil de corrigir a rota, se algum imprevisto desviar você de seu assunto principal.

É importante saber o tema, conhecer o assunto e dominar as técnicas de apresentação, mas nada disso vai lhe ajudar, se você não definir com clareza aonde quer chegar.

Por exemplo – Se o título da sua palestra for: A Natureza E A Vida Urbana, o seu tema pode ser “Preservação Ambiental”, mas se você não tiver claro para si e para os ouvintes que seu objetivo é que as pessoas parem de jogar lixo no chão, dificilmente você conseguirá sucesso em sua apresentação.

O objetivo da apresentação é o pensamento principal que o orador deve passar para platéia, e este deve permanecer na memória de todos após o discurso.

O Orador é o leme do barco, e ele tem que saber em que direção vai levar a platéia. Ele é o líder, e não pode deixar dúvidas das suas intenções para os seus liderados.

Por isso é muito importante a definição exata e clara do seu objetivo para a platéia!


por: José Lúcio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário